segunda-feira, 11 de abril de 2011

TEORIA DO BISCOITO - Martha Medeiros

 Uma vez minha vó me disse que homem é igual a biscoito: vai um, vêm 18. Eu devia ter uns 13 anos, sei lá, por ai, e achei graça. Quatro aninhos depois, do alto da minha ‘solteirice’, eu compreendi tudo sobre essa teoria. E vi que vovó tinha razão.

 Funciona assim: quando a gente tá carente, sozinha, solteira, e sai ligando pra todos os flertes, rolos e afins, ninguém te quer, não é? Pois é. Essa é a primeira fase: tocos em profusão. Na segunda fase, a gente resolve que não precisa de homem nenhum pra ficar bem, e aí aparece um só pra contradizer nossa certeza de auto-suficiência. Vem todo carinhoso, romântico, paparicante.. A gente baixa a guarda, começa a sair com o cara, percebe que ele é interessante, resolve ver no que dá. Vai saindo, conhecendo, ficando... E aí o que acontece?

 Entra na fase 3: a teoria do Biscoito. Chega um momento em que você sente que a historinha tá evoluindo para um possível compromisso, que está gostando daquele carinha, mesmo que ele não seja o príncipe encantado que sempre habitou seu imaginário de mulherzinha. Só que aí, neste exato momento, TODOS os outros que te dispensaram antes começam a te ligar. Parece que eles farejam no ar, que combinam entre si...Acho que a gente deve exalar algum cheiro diferente que, interpretado pelo cérebro masculino, diz "eu encontrei alguém, não estou disponível".

 Imediatamente, você se torna o objeto de cobiça de todos eles. Talvez justamente por estar radiante, feliz e não-disponível. Aí rola aquela seqüência inacreditável de acontecimentos fantásticos. Você tá no vernissage com seu novo pretendente e aquele gatinho que você beijou há dois meses e nunca mais deu notícias começa a te ligar. Você vai pra sai de noite sozinha (no dia que seu gatinho resolve ficar em casa (descansando) e encontra aquele clone do Rodrigo Santoro, que namorava sua colega na década passada, e ele te olha, te acha linda e quer ficar com você. E aquele outro, que era seu sonho de consumo como namorado perfeito, partidão, mas que sempre te esnobou, começa a te ligar quase diariamente: chama pro cinema, chama pro showzinho, liga para perguntar o que tu tá fazendo, pra te falar do disco novo que comprou, liga só pra ouvir a tua voz... Tem gente que acha isso o paraíso.

 Mas na boa, eu acho que só serve pra atrapalhar. Porque, como mulherzinha do bem que sou, eu só quero essa penca de homens me ligando quando tô na guerra, que é pra poder escolher. Mas depois que eu resolvo sossegar com um, não quero que ninguém fique me ligando pra semear a discórdia e a dúvida na minha mente. Mas o babado é resistir às tentações. De repente, com tantos homens fantásticos te ligando, tu começa a olhar pro seu pretendente atual e a achar que ele não é tão bonito quanto o fulano, nem tão alto e gostoso como o beltrano, nem carinhoso e bem-humorado como o sicrano. Você questiona se não está com ele por pura carência, porque ele apareceu num momento de falta de opções no mercado.

 E essa é a grande cilada. Muitas não resistem. Dispensam o gatinho atual e tentam administrar todos os outros. Eu já fiz isso. Aí a Teoria do Biscoito entra na fase final: A de que quem come o pacote inteiro tem indigestão. Fica sem ninguém. Todos somem e você fica sozinha, se perguntando como foi que deixou escapar aquele carinha tão legal com quem estava saindo, só por capricho. Eu não sei se funciona assim para todas as pessoas..

 Mas eu decidi que agora vou dizer um sonoro "não, obrigada" para toda a fila de negrescos com super cobertura, e ficar sim com aquele que não é negresco, mas é bono de chocolate. Que não é brastemp super-ultra-mega-estrelinha-plus, mas é consul-slim e se encaixa direitinho na minha casa. Que não é o príncipe encantado, lindo, maravilhoso, perfeito, em cima do cavalo branco, mas que é um cara real , de carne e osso, que está do meu lado e quer ficar comigo. Quem me diverte e me agrada, e gosta das mesmas músicas que eu, e gosta de dançar reggae e funk comigo, que me apresenta pros amigos sem nenhuma cerimônia, que fica bolando pequenas surpresas pra me fazer e que é, sim, muito lindinho à sua maneira. Simples assim. Se não der certo, não deu. Faz parte da vida. Mas eu não preciso comer o pacote inteiro de negresco pra saber que um bono de chocolate me satisfaz.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

'A vida não é só feita de momentos bons, sentimentos puros, alegrias e euforia.
Há muito mais, não existe só o lado bom da vida.
Por mais desagradável que seja ouvir, a vida também tem seu lado ruim e disso todos nós sabemos, a diferença está no modo em que lidamos com isso. 
Você vai descobrindo o quão forte você é através da sua capacidade de se reerguer, por mais difícil que seja.
E esse é um dos aprendizados da vida, é quando nos momentos em que as flores aveludadas do caminho se tornam espinhos venenosos e vistosos, nos deixando frágeis, sem querer se recompor, é nessa hora que tiramos forças de onde não temos, nos apoiamos em nós mesmos, fazemos com que a CORAGEM apareça, nos dando garra para superar, vontade de dar a volta por cima; coragem essa que nos faz ser capazes de ir além do que nós mesmos acreditamos que um dia poderemos  alcançar, conquistando assim tudo e todos. 
E como diz Guimarães Rosa, “O que a vida quer da gente é CORAGEM.” '


|Mylena Araújo

domingo, 20 de fevereiro de 2011

"Gostar é essa besta desenfreada mesmo. E não tem pensar. E arrepia o corpo inteiro, mas você não sabe se é defesa para recuar ou atacar. Eu eu gosto de você porque gostar não faz sentido."
|Tati Bernardi 
"Só porque você falhou uma vez, não significa que você vai falhar em tudo. Continue tentando, aguente firme, e sempre, sempre, sempre acredite em si mesmoPorque se você não fizer isso, então quem vai, querida? Então… Mantenha sua cabeça erguida. Mantenha seu queixo para cima. E o mais importante, continue sorrindo. Porque a vida é uma coisa bonita e há muito para sorrir."
|Marilyn Monroe 

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011


"Que seja doce o dia quando eu abrir as janelas e me lembrar de você. Que sejam doces os finais de tardes, inclusive os de segunda-feira - quando começa a contagem regressiva para o final de semana chegar. Que seja doce a espera pelas mensagens, ligações e e-mails bonitinhos. Que seja (mais do que) doce a voz ao falar no telefone. Que seja doce o seu cheiro. Que seja doce o seu jeito, seus olhares, seu receio. Que seja doce o seu modo de andar, de sentir, de demonstrar afeto. Que sejam doces suas expressões faciais, até o levantar de sobrancelha. Que seja doce a leveza que eu sentirei ao seu lado. Que seja doce a ausência do meu medo. Que seja doce o seu abraço. Que seja doce o modo como você irá segurar na minha mão."

|Caio Fernando Abreu 
"Não adianta eu querer achar a frase certa ou a palavra certa para dizer tudo o que sinto por ti. Um beijo deve ser o suficiente; o mais verdadeiro deles, acompanhado de um abraço forteapertado quente ..."

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mais e mais...

  "Estou morrendo de saudade!
  Saudade essa que aperta o peito, mas que no fundo é boa de ter, que aos poucos consegue mostrar o sentimento que me mantém fascinada.
  Tal sentimento que não tem como esconder mais, esse tal do AMOR e que eu sei que é amor, porque mesmo longe, horas e horas distantes, com dias que se arrastam parecendo não ter fim; a minha maior vontade é de estar com você.
  E é assim, vai me dando essa saudade louca, irracional de você.
  Uma vontade de chegar perto, de te olhar sem dizer nada, talvez só ficar rindo das suas histórias malucas e suas filosofadas que eu demoro a compreender, ou quem sabe só parar um instante e ficar olhando o luar com você.
  Instantes simples que com você se tornam importantes, singulares.
  Quero que seja assim, estando perto ou longe, essa saudade entre eu e você seja sentida a todo momento. Quero sentir vontade de estar com você sempre, não só quando houver necessidade, que mesmo tendo passado o dia junto a você eu sinta essa vontade; que não sentiremos as horas passar quando estivermos juntos, e que elas não sejam suficientes para passarmos o tempo juntos.
  Quero assim, sempre assim, que tanto eu quanto você queira sempre mais e mais..." 


|Mylena Araújo